segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Review- Persuasão, da Jane Austen

Título: Persuasão
Autora: Jane Austen
Editora: Martin Claret
Gênero: Romance
Preço: 12,90 (
Livraria Cultura)



Por que li esse livro?

Após ter lido Orgulho e Preconceito, fiquei completamente fascinada pelo estilo dessa autora, e, portanto, pretendo ler todos os livros dela.



Sinopse:

O enredo deste empolgante livro gira em torno dos amores de Anne Elliot que se apaixonara pelo pobre, mas ambicioso jovem oficial da marinha, capitão Frederick Wentworth. A família de Anne não concorda com essa relação e a convence romper seu relacionamento amoroso. Anos após Anne reencontra Frederick, agora cortejando sua amiga e vizinha, Louisa Musgrove. "Persuasão" é amplamente apreciado como uma simpática história de amor, de trama simples e bem elaborada, e exemplifica o estilo de narrativa irônica de Jane Austen, sendo original por diversos motivos, entre eles, pelo fato de ser uma das poucas histórias da escritora que não apresenta a heroína em plena juventude. O romance também é um apanágio ao homem de iniciativa, através do personagem do capitão Frederick Wentworth que parte de uma origem humilde e que alcança influência e status pela força de seus méritos e não através de herança. (sinopse retirada do skoob)



Minha Opinião:

O livro, apesar de ter sido publicado postumamente em 1818, apresenta diversas situações e problemas que encontramos no nosso dia a dia e possui personagens bem estruturados com os quais, apesar da diferença de época, podemos nos identificar (ou não xD) o que faz de Persuasão uma obra praticamente atemporal.
Uma característica que me fez gostar ainda mais desse livro, é o fato de ser quase todo ambientado no campo, o que torna o enredo mais calmo e mostra com certa verossimilhança a rotina de amizade entre as famílias e, pelo menos com Jane (isso mesmo, tomando intimidades com a autora!), faz com que os personagens sejam mais próximos dando a cada um deles uma parte, senão importante, ao menos notável no desenrolar do romance.
À medida que li o livro fui gostando cada vez mais de Anne Elliot, a heroína, que é extremamente inteligente e sensível, conseguindo cativar todos os personagens da história (exceto seu pai e sua irmã mais velha). Um erro cometido no passado lhe rendeu oito anos de tristeza e arrependimento, e é nisso que todo o livro se baseia, em como seguir o seu coração e suas ideias é crucial para uma vida feliz, contudo sempre tendo em mente que os exageros dessa conduta também podem gerar frutos desagradáveis. Além dela, gostei de Mary Musgrove, irmã mais nova de Anne, dada a explosões teatrais para conseguir atenção de todos ao seu redor, o que faz dela uma personagem bem engraçada e irritante ao mesmo tempo. O capitão Wentworth, apesar de ser respeitável e galante, não atraiu minha atenção de início, porém, essa animosidade foi superada, quando percebi as verdadeiras intenções dele, que comparadas as do Sr.Elliot, mereciam todo o meu apoio (é, eu sofro com as personagens). Por último, os Croft, que são um belo exemplo de um casal extremamente sincronizado e feliz, com destaque à senhora Croft, que é mostrada como uma mulher bem aventureira e sábia.




No final da contas:

Persuasão é um romance bastante interessante que vale a pena ser lido por leitores de todas as idades (ok, menos crianças) que gostam de romances de época e se interessam em encontrar detalhes de como as relações interpessoais se davam antigamente, além de ser uma leitura indispensável a todos que se consideram admiradores de Jane Austen.



Beijos,

3 comentários:

  1. Jane Austen é o máximo, não é?
    Resenhei esse livro no meu blog.
    Li 4 dos 6 romances dela e pretendo ler os outros 2, apesar de serem menos acessíveis.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Adorei a resenha! Sou fã de Jane Austen e adoro esse livro. Resenha crítica, objetiva e sucinta.

    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Persuasão foi meu primeiro livro de Austen e me logo me tornei fã. Ainda suspiro quando penso "naquela" carta, rsrs.

    Bjs

    ResponderExcluir