sábado, 15 de janeiro de 2011

Review- A Sombra do Vento


Título: A Sombra do Vento
Autor: Carlos Ruiz Zafón
Editora: Suma de Letras
Gênero: Romance
Preço: 44,90 [35,92 para clientes +cultura] (Livraria Cultura)


Por que li esse livro?
Meu professor de literatura fez ótimas críticas desse livro e o recomendou a todos da turma.




Sinopse:
A sombra do vento é uma narrativa de ritmo eletrizante, escrita em uma prosa ora poética, ora irônica. O enredo mistura gêneros como o romance de aventuras de Alexandre Dumas, a novela gótica de Edgar Allan Poe e os folhetins amorosos de Victor Hugo. Ambientado na Barcelona franquista da primeira metade do século XX, entre os últimos raios de luz do modernismo e as trevas do pós-guerra, o romance de Zafón é uma obra sedutora, comovente e impossível de largar. Tudo começa em Barcelona, em 1945. Daniel Sempere está completando 11 anos. Ao ver o filho triste por não conseguir mais se lembrar do rosto da mãe já morta, seu pai lhe dá um presente inesquecível; em uma madrugada fantasmagórica, leva-o a um misterioso lugar no coração do centro histórico da cidade, o Cemitério dos Livros Esquecidos. O lugar, conhecido de poucos barceloneses, é uma biblioteca secreta e labiríntica que funciona como depósito para obras abandonadas pelo mundo, à espera que alguém as descubra. É lá que Daniel encontra um exemplar de A Sombra do Vento, do também barcelonês Julián Carax. O livro desperta no jovem e sensível Daniel um enorme fascínio por aquele autor desconhecido e sua obra, que ele descobre ser vasta. Obcecado, Daniel começa então uma busca pelos outros livros de Carax e, para sua surpresa, descobre que alguém vem queimando sistematicamente todos os exemplares de todos os livros que o autor já escreveu. (sinopse retirada do site da livraria cultura)




Minha Opinião:
Comecei a ler esse livro pela manhã, bem cedo e só o larguei quando terminei, tarde da noite do mesmo dia; esse é o tipo de comportamento que A Sombra do Vento nos impõe: é praticamente impossível parar de lê-lo, e quando acabamos, sentimos uma vontade enorme de recomeçar. Li o livro pelo menos três vezes, e a cada vez que relia encontrava novos detalhes da trama que me haviam passado despercebidos o que apenas contribuíam para aumentar o meu fascínio.
A Sombra do Vento possui um enredo envolvente e muito bem trabalhado, com personagens incrivelmente carismáticas, através das quais somos totalmente imersos na história e em suas emoções.
Um dos personagens que mais me cativou foi Fermín Romero de Torres, que aparece para ajudar o jovem Daniel Sempere a desvendar o mistério dos livros de Carax. Sua forma de se expressar, tão aberta e sem freios, o torna extremamente interessante e útil para a fluidez de toda a história. Outro personagem que me chamou atenção, mas de maneira negativa, foi o detestável inspetor Fumero, um homem sem qualquer respeito pelos livros e pelos conhecimentos que eles possuem, julgando aqueles que lêem com vagabundos possuidores de muito tempo ocioso e que não o usam para fins eficazes, o que para mim foi uma completa afronta.
Tento não revelar nenhum spoiler, pois o melhor desse livro é exatamente a maneira bem feita como todas as histórias da trama se juntam, levando o leitor a conclusões que antes pareciam inconcebíveis. Em certo ponto as histórias de Daniel e Julián se entrelaçam de tal forma que percebemos várias semelhanças entres os dois e acompanhamos o amadurecimento de Daniel em um mundo rodeado por livros, suas conquistas e desilusões, culminando com um final não exatamente feliz, mas emocionante.




No final da contas:
A Sombra do Vento é uma obra espetacular que merece toda a atenção que pudermos dar a ela. Com certeza, uma leitura indispensável a todos que gostam de ler. Uma junção perfeita de mistério, romance, traição, tristezas, alegrias, entre outros sentimentos lindamente combinados pela criatividade e sensibilidade aguçadas de Zafón.





Beijos,




7 comentários:

  1. Eu me encantei por esse livro--e recomendei pros meus amigos viciados em livros assim que terminei. É o tipo de livro que quero reler daqui alguns anos, só pra me apaixonar pela história de novo...

    --
    Maeva
    Murphy's Library

    ResponderExcluir
  2. Esse é um dos meus livros preferidos. Amei demais, é uma obra completa. Gostei de O Jogo do Anjo também, todos que leram A Sombra do Vento precisam lê-lo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Já me recomendaram esse livro, ams eu acabei deixando para depois... Mas depois da sua resenha, vou adiantá-lo na minha fila!
    beijos
    Julia Nevares

    ResponderExcluir
  4. Heey! Nunca tinha ouvido falar desse livro :S haha
    Mas gostei bastante de sua resenha! Me deixou curiosa hehe ;) Vai entrar na minha listinha de Tenho Que Ler!
    Beijocas!

    *EstanteChick*

    ResponderExcluir
  5. Estava pensando em ler esse livro porque me disseram que era muito bom, mas não conhecia a história. Fiquei mais interessada agora =)

    ResponderExcluir
  6. Acho que esse foi um dos primeiros livros que eu resenhei no Murphy's. Achei muito sensacional, é praticamente ler um livro sobre um livro, tem toda uma profundidade conquistante e diferenciada. O livro é realmente uma "maratona", amei!

    Ótima resenha.

    Beijocas,
    Guta
    Murphy's Library

    ResponderExcluir
  7. Já tinha visto esse livro, mas nunca me interessado mesmo. o.õ
    Deu vontade de ler e ao mesmo tempo preguiça.

    ResponderExcluir