quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Review - Madame Bovary, de Gustave Flaubert




Título: Madame Bovary
Autora: Gustave Flaubert
Editora: Martin Claret
Gênero: Romance
Preço:
19,90 (Livraria Cultura)



Por que li esse livro?
Meu professor de literatura começou a contar sobre o autor e a própria história, me deixando com vontade de sabe o que iria ocorrer no final.

Sinopse:
A personalidade literária de Flaubert, dotada de agudo senso crítico que o distanciou do exaltado gosto romântico da época, levou-o a tornar-se um dos maiores prosadores da França no século XIX. O romance "Madame Bovary" é a sua obra-prima. Baseado em fatos da vida real, o livro, que Flaubert levou cinco anos para escrever, causou forte impacto, a ponto de gerar o processo no qual o autor escapou de ser condenado à prisão, graças à habilidade da defesa, que transformou a acusação de imoralidade na proclamação das intenções morais e religiosas do autor. Nem moral, nem imoral, a narrativa é uma devastadora crítica das convenções burguesas do seu tempo.


Minha Opinião:
Madame Bovary é um romance realista o que remete a uma grande descrições de móveis, locações, pessoas... Confesso que não sou muito fã dessas descrições todas, mas Flaubert usou de uma forma não tediosa e interessante para nos localizar na história.
Gostei de como o romance é separado. São 3 partes distintas que acompanham o momento da vida que se encontra Ema (a Madame Bovary). Particularmente a minha parte preferida é a primeira quando Ema e Carlos se conhecem e casam.


No final da contas:
Enquanto estava lendo o livro não sabia a minha posição quando se tratava de Ema, se era de pena ou raiva. Só durante os últimos capítulos vi que pena é a posição correta.
Vale a pena ler para tirar essa conclusão (espero que seja a mesma) e ver como o autor tem um olhar crítico sobre a sociedade da época.

Beijos,
Thaíse Alves

4 comentários:

  1. Li esse livro e me cansei de tantas descrições...
    Já não aguentava mais.
    Não sei o que sinto por Emma, mas Carlos era bom demais pra ela.

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Não li Madame Bovary ainda, mas tá na lista de espera =)

    Deixei um selinho para esse blog lá no meu ^^ (Meu Trampolim Beijado pelo Sol)

    beeeijos

    ResponderExcluir
  3. Madame Bovary foi recomendado pela minha professora de análise historica das codificações civis (ok, sem rir, é uma matéria muito legal...para quem faz Direito!rs)mas ainda não conferi! As personagens parecem ser do tipo que eu gosto: você não sabe o que sente em relação a elas e todas trabalham numa espécie de zona cinzenta!

    E nada como uma crítica social entre um livro adolescentóide e outro ;)

    :**,
    Léka

    ResponderExcluir
  4. Achei a Ema Bovary uma mulher frívola e sem caráter apaixonada por uns ordinários que no momento que ela mais precisou negaram a sua ajuda. E o Carlos um homem fora do normal. E ao final do livro ainda morre abraçado com as madeixas dessa mulher sem alma. E sem falar na filha dos dois essa sim é que merece destaque.

    ResponderExcluir