segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Review – O dia do Curinga, do Jostein Gaarder

Título: O dia do Curinga
Autor: Jostein Gaarder
Editora: Companhia da Letras
Gênero: Literatura Estrangeira
Preço: 54,50 (Livraria Cultura)




Por que li esse livro?
Amigos e parentes me recomendaram, além do meu ímpeto de ler todos os livros desse autor.


Sinopse:
'Você já pensou que num baralho existem muitas cartas de copas e de ouros, outras tantas de espadas e de paus, mas que existe apenas um curinga?', pergunta à sua mãe certa vez a jovem protagonista de O mundo de Sofia. Esse é o ponto de partida deste outro livro de Jostein Gaarder, a história de um garoto chamado Hans-Thomas e seu pai, que cruzam a Europa, da Noruega à Grécia, à procura da mulher que os deixou oito anos antes. No meio da viagem, um livro misterioso desencadeia uma narrativa paralela, em que mitos gregos, maldições de família, náufragos e cartas de baralho que ganham vida transformam a viagem de Hans-Thomas numa autêntica iniciação à busca do conhecimento - ou à filosofia. (sinopse retirada do site da Livraria Cultura)


Minha Opinião:
Confesso que da primeira vez que ouvi falar desse livro não o considerei de grande valor, porém, após começar a lê-lo reparei que havia cometido dois grandes erros: o primeiro foi julgar precipitadamente, o segundo, desmerecer um livro de Jostein Gaarder (esse foi o mais grave XD); afinal, quem já leu algo desse autor sabe muito bem que só se pode esperar algo ótimo dele. O dia do Curinga é um livro muito interessante a começar pelos capítulos que receberam os nomes das cartas do baralho e a divisão das partes da história, denominadas de acordo com os naipes.
Toda a história está entrelaçada com as cartas do baralho que, misturado com um pouco de filosofia (nada complicado, na medida certa para aguçar a curiosidade) tornam tudo bem mais prazeroso para o leitor. O que mais me impressionou no livro foi a criatividade de Jostein Gaarder para criar um lugar, uma ilha, onde tudo, desde os personagens ao próprio calendário, é regido pelo baralho. Os personagens são as próprias cartas, que ganharam vida a partir da imaginação de um homem que ficou preso na ilha, com isso o livro nos proporciona um quadro do que seria “ser o criador” e o que isso implica tanto para a criatura quanto para quem a fez abrindo espaço para algumas reflexões, não importando qual seja a nossa crença.
Além da atmosfera bizarra e divertida criada por esses personagens incomuns, temos o desenrolar da história de Hans-Thomas, cuja viagem desencadeou a descoberta de antigos mistérios de sua família e seu envolvimento com a ilha das cartas, chegando ao ponto de todas as ações dos personagens estarem entrelaçadas, além de direcionadas a um mesmo propósito e a solução que o autor encontrou para juntar todos esses personagens foi sensacional e garantiu que o leitor - ao menos eu -  ficasse impressionado no final.


No final das contas:
O dia do Curinga é um livro capaz de entreter e ao mesmo tempo incitar o pensamento crítico, sendo assim, altamente recomendável para todos os tipos de leitores que, acredito, vão gostar do caráter meio sério e bem divertido desse livro, bem como de um personagem em especial, o próprio Curinga com o qual muitos poderão se identificar, pelo menos um pouco. 





Beijos,


7 comentários:

  1. Amo tanto!
    Um dos meus livros preferidos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Também gosto desse autor =) O livro vai entrar pra lista de leituras futuras ^^

    ResponderExcluir
  3. Só li "O Mundo de Sofia" de Gaarder, e isso foi há uns 06 anos. Até hoje não tenho muita certeza se gostei do livro ou não. Gaarder escreve muito bem, mas em alguns momentos do livro eu só queria pular todas as explicações filosóficas e seguir com o desenvolvimento da estória rs.

    Vou ter que ler outra coisa dele para dar uma opinião mais concreta a respeito. Mas, em meio a tantos YAs bobos (que, ok, eu gosto na maior parte do tempo), é sempre bom um livro ou outro para incitar a reflexão e o espírito crítico =]

    :*,
    Léka

    ResponderExcluir
  4. Só li "O mundo de Sofia" dele =x
    Tenho vontade de ler o restante, mas os livros dele exigem de mim um planejamento bem prévio p/ comprar
    são caros em!?
    bjo

    Nii
    Faz Parte...

    ResponderExcluir
  5. Por pouco eu não passei direto por esse! HUAH Eu li "O mundo de Sofia", e até quero reler. O engraçado é que eu nunca tinha parado pra pensar em outros livros do autor. Sei lá, acho que sempre imaginei "O mundo de Sofia" como um único, perdido no tempo e tudo mais, vai entender. Parece que nesse aí acontece a mesma coisa, né? Ele fala de algo ao mesmo tempo que esse algo tá acontecendo, acho essas conexões muito legais. Gostei :B

    ResponderExcluir
  6. Só tinha lido um livro desse autor: O Mundo de Sofia! Foi uma leitura obrigatória do colégio e, por algum motivo, não gostei do livro! Por causa disso, não li nenhum outro título do autor, mas acho q vou dar uma segunda chance para ele! De repente era mto nova qndo li o livro, por isso o trauma!
    Gostei da resenha e me interessei pelo "O Dia do Curinga", parece bem interessante! Legal saber q tu tbm tinha outra ideia desse autor!

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Esse livro é maravilhoso! Sua resenha ficou ótima!
    B-jus

    ResponderExcluir