terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Review - The Brightest Star in the Sky, da Marian Keyes

 Livro: The Brightest Star in the Sky
Autora: Marian Keyes
Editora: Penguin
Gênero: Chick-lit; Romance
Preço:  R$ 37,16 (Livraria Cultura)

Por que eu li esse livro? : Porque é o ultimo livro lançado da Marian Keyes! (aqui tenho uma vontade absurda de acrescentar um "dãããã"). Esse livro está na minha lista do Desafio de Férias para dezembro. 

Sinopse: 
The Brightest Star in the Sky conta a história das pessoas que vivem no número 66 da Star Street que têm suas vidas entrelaçadas através de um espírito que pretende mudar a vida de pelo menos um deles. Mas, qual será essa mudança e quem o espírito irá escolher? Seria Matt e Maeve, um casal aparentemente sem nenhum problema que vive uma vida rotineira? Ou então Lidya, a taxista que não paciência para ninguém? Poderia também ser a Katie, uma assessora de imprensa que acaba de completar quarenta anos de idade? Quem sabe seria a moradora mais antiga, Jemima, cujo filho voltou a morar com ela enquanto grava o seu programa de TV, como um lindo e charmoso jardineiro?  (sinopse adaptada a partir da versão que tem no site da livraria cultura)

Minha Opinião: 
The Brightest Star in the Sky é o décimo livro da autora irlandesa Marian Keyes e foge completamente ao estilo tradicional da autora, mas ao mesmo tempo não perde a sua genialidade e suas passagens sutis de humor. 
Muitas críticas tem sido feitas a respeito desse romance, aparentemente ou você ama esse livro, ou o odeia. Eu faço parte do grupo que amou esse livro.
Os capítulos não tem uma ordem exata de qual personagem vem depois de quem, o que pode te fazer ficar perdido antes de aprender quem é quem na história. Nunca antes a autora havia escrito um livro com tantos personagens! Tenho que dizer que até mais ou menos um quarto do livro eu ficava me perguntando de quem ela estava falando e era obrigada a voltar um pouco para relembrar. 
Mais uma vez existe um mistério envolvendo alguns dos personagens que só revelado no final do livro, mas que é construído ao longo da história se tornando um pouco óbvio. Mais uma vez Marian Keyes trata de alguns assuntos sérios de forma não tão pesada, apesar de ser de forma mais densa que qualquer outro de seus livros. 
Eu, particularmente, adorei a personagem Katie. Ela é uma mulher tão forte que consegue superar problemas pessoais e segue sempre para frente. Tenho que dizer que durante a leitura tive uma relação de amor-ódio-amor com o personagem Conall, namorado de Katie. (como é difícil comentar sem dar spoilers!!)
A história que envolve Matt e Maeve é muito densa e chocante. Eu gostei bastante desses dois e adorei a idéia do "Ato de bondade diário" que eles faziam.  
Não tenho nada para falar da senhora Jemima. Ela parece uma pessoa normal, sem neuroses nem nada do gênero e com um grande conhecimento adquirido com a idade. Fionn, o sue filho, foi o personagem que me deixou mais perdida nessa história! (spoiler do motivo: não entendi esse negócio de bolso mágico o.o'' o que diabos é isso?!
Lidya é uma personagem clássica para a Marian Keyes: uma mulher de 26 anos (ou seria 29? não lembro...) que trabalha como taxista e é a unica de quatro irmãos a cuidar da mãe. Ela quer curtir a vida, mas não tem dinheiro o suficiente para viver como gostaria, por isso mora em um quarto minúsculo em um apartamento que divide com dois poloneses. 
Um comentário que não posso deixar de fazer é que esse é o único livro da Marian Keyes em que algo acontece com o "vilão" da história! Adorei!!

No final das contas:
The Brightest Star in the Sky quebra com a forma tradicional da chick-lit (não sei se pode realmente ser considerado chick-lit) e da Marian Keyes, mas não perde nada com isso.
A leitura desse romance é um pouco mais vagarosa que qualquer outro romance da mesma autora, sendo que muitas vezes eu fiquei angustiada e queria largar o livro, mas ao mesmo tempo não queria.  Todos os personagens são bem desenvolvidos e complexos, tornando essa uma leitura muito mais densa que Melancia ou Férias. 
Eu recomendo para todo mundo! Esse livro mostra como a Marian Keyes é uma excelente autora! 

7 comentários:

  1. Já ouvi falar tanto desse livro!
    Eu queeeeeeeeeeeeero *-*
    Ótimo post *-*
    beijos
    Mandy

    ResponderExcluir
  2. E não é que o review ficou bom? Venceu mesmo! Até fiquei interessado =x bom review priminha! (2)

    ResponderExcluir
  3. Fiquei curiosa pra ler o livro... Mas me tira uma dúvida? TODOS os personagens têm alguma ligação?

    Só li um livro da Marian e gostei, acho que está na hora de ler mais xD

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  4. Oi, Juh,
    sim, todos os personagens principais tem uma ligação através do "ser" que conta a história. Também tem o fato dos personagens morarem no mesmo prédio, o que é mais uma ligação entre eles.

    Marian Keyes é uma das minhas autoras preferidas! Então eu super recomendo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu não sou muito fã da Marian, tentei ler "Melancia", mas achei o começo tão lento que larguei (possivelmente hoje em dia eu me "forçaria" a ler até o final e, talvez, tivesse uma opinião diferente).

    Achei a premissa de "The Brightest Star in the Sky" MUITO boa e as personagens são descritas de uma maneira que os fazem parecer super comuns, mas garanto que há vários esqueletos escondidos no armário de cada um rs

    A única coisa que me deixa com um pé atrás é, bem, ser da Marian. Não por ela ser ruim, mas pelo estilo dela não me agradar. Enfim, você colocou que esse livro é diferente dos demais que ela publicou, mas que é lento. Alguma chance de uma não fã da Marian em função do estilo dela gostar?

    Kathy, essa última pergunta não foi retórica XD
    Me dê uma luz! rs

    Mil beijos ;**,
    Léka

    ResponderExcluir
  6. Adoro os livros da Marian Keyes, e num futuro próximo pretendo ler esse. Fiquei bastante curiosa.

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Estou lendo, é uma história muito envolvente, assim como todos os livros da Marian. *-*
    Beeijos

    ResponderExcluir