sábado, 5 de março de 2011

Review - Matched, da Ally Codie

Título: Matched
Autor: Ally Codie
Editora: Dutton Books 
Gênero: Romance, YA, Distopia
Preço: 41,20 [Hardcover] (Livraria Cultura)


Por que eu li esse livro? 
Desde que vi a sinopse desse livro pela primeira vez, sabia que precisaria lê-lo o quanto antes. E então a oportunidade apareceu: as meninas do Murphy's Lybrary abriram inscrições para um booktour e é claro que eu corri para me inscrever! 

Sinopse: 

No futuro, a Sociedade escolhe: onde você mora. O que você come. Onde você trabalha. Como você se diverte. Com quem você se casa. Quando você morre.
Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família.
Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander—bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos—, tudo parece bom demais para ser verdade.
Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés.
(sinopse tirada do skoob)


Minha Opinião: 
Sabe quando você termina de ler um livro e bate aquela necessidade de ter a continuação em mãos para ler? Bem, é melhor se preparar porque  Matched é um desses casos. O livro é detalhado na quantidade certa para te dar a ideia de como a Sociedade funciona e , ao mesmo tempo, te envolve na vida de Cassia. Esse  livro me lembro de The Demon King, por dois motivos:
1 - é, visivelmente, uma introdução a história, onde a autora se preocupa em mostrar o funcionamento de tudo para que o leitor entenda o mundo e a vida dos personagens
2 - novamente tive a sensação de que quando o livro finalmente vai atingir seu climax, ele acaba. Isso não seria ruim se eu ja tivesse a continuação em mãos, mas, infelizmente, Crossed ainda vai levar algum tempo para ser lançado. :(

Não estou dizendo que o livro é parado. Estou dizendo que é ele é uma introdução ao mundo de Cassia e nele você consegue ver as mudanças que acontecem na personagem. Que mudanças? Você precisa ler para descobrir!

Cassia é uma personagem cativante e, ao mesmo tempo irritantemente robótica, pelo menos no início da história. Juro que pelos primeiro capítulos eu ficava me perguntando como é que todos podiam aceitar viver com a Sociedade ditando o que eles deveriam comer, vestir e até casar! Mas com o passar da história, tudo foi ficando mais claro e interessante. 



No final das contas:
Matched é um livro que te faz refletir sobre como seria uma sociedade onde todos são realmente iguais e controlados por uma força maior. Eu indico esse livro para todos que gostam de histórias com uma personagem que realmente desperta e também de distopias.

Matched será lançado aqui no Brasil agora em abril pela editora Suma das Letras e vocês podem ver o site oficial aqui






Beijos,



7 comentários:

  1. Estou super ansiosa para comprar o meu livro Destino! Eu gostei muito da história e me parece mesmo um livros desses que nos faz pensar!
    "Primeiros livros" de séries costumam ter essa característica mais paradinha mesmo, mas faz parte, afinal a autora precisa nos apresentar os detalhes do seu mundo novo.
    Gostei da sua resenha, só aumentou minha curiosidade.

    Beijos,
    Vivi
    Blog Livros da Vivi

    ResponderExcluir
  2. Destino é extremamente introdutório, mas achei que teve o ritmo certo. Agoro concordo que seria bem menos frustrante se tivessemos Crossed em mãos! PQP!

    Fico feliz que tenha participado da book tour!

    Beijocas,
    Guta
    Murphy's Library

    ResponderExcluir
  3. Esse é um daqueles livros que eu ainda não consegui decidir se quero ou não ler (fiz algum sentido agora rs?). O booktrailer é o máximo, adoro temitícas envolvendo distopias; mas já li algumas opiniões que, como você mesma apontou Kathy; dizem ser a protagonista bastante irritante.

    Acho muito difícil ler um livro no qual a protagonista não me desperte qualquer simpatia. E o fato da estória ser muito introdutória e com pouca ação também me incomoda...Acho que dá para apresentar o mundo no qual a estória se passa sem com isso travá-la...Uma coisa não exclui a outra ;)!

    :**
    Léka

    ResponderExcluir
  4. Estou super curiosa pra ler o livro, porque também participo da Blog Tour, mas eu sou só no final... :/
    Anyway, já ouvi muita gente dizendo que adorou o livro, mas, ao mesmo tempo, gente que não foi nem um pouco com a cara. E, provavelmente, essa protagonista - Cassia - é beeem irritante, pois é meio robótica. No entanto, acho que é isso mesmo que ela (a autora) quer passar, certo?
    Bem, o jeito é esperar pra ler e ver o que acho.
    P.S.: essa é a terceira resenha de Matched que leio hoje, acredita? rs o.O
    Bjs,
    Isa ~ Portal dos Livros

    ResponderExcluir
  5. Olá! Indiquei você para um Meme literário.
    Confira lá no meu blog:
    http://descobrindojaneausten.blogspot.com/2011/03/meme-literario.html
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu to querendo muuuuito ler Matched *-* Parece ser tudo tudo tudo s2 rs. haoehaohea.
    todo mundo falando super bem e eu aqui boiando, ai ai :( preciso dele, kkkk. e ja estou louca pra uns kits com pílulas verdes,azuis, vermelhas... sei lá que cores sao, kkkk. só sei que tem umas pessoas pirando com isso .-. rs e como eu sou vendida por livros pops, tbm estou x)

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Estou com o livro aqui, mas sem tempo de ler. =X
    Vejo muita gente falando bem, parece ser bem legal. =)
    Gostei de terem mantido a capa americana, uma das mais bonitas do ano até agora. ^^
    Beijos!

    ResponderExcluir