terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Review - The Demon King, da Cinda Williams Chima

Título: The Demon King
Autor: Cinda Williams Chima
Editora: Hyperion
Gênero: YA, Fantasia
Preço: 41,20(Livraria Cultura) [Hard Cover]

           22,80 (Livraria Cultura) [Paperback]
Série: The Selven Realms, vol. 1


Por que eu li esse livro?:
Tenho que confessar uma coisa: eu me interessei por esse livro por causa da capa. Achei essa capa tão interessante que busquei pelo livro no goodreads e decidi que precisava ler essa série. 


Sinopse:
A vida está difícil na cidade de Fellsmarcah e o ex-ladrão Han Alister fará quase qualquer coisa para conseguir comida para sua mãe e irmã sobreviverem. Ironicamente, o único item de valor que ele possui, não pode ser vendido. Desde que Han consegue se lembrar, sempre usou seus braceletes de prata, porém nunca conseguiu tirá-los. 
Enquanto isso, no castelo, Raisa ana'Helena, a princessa herdeira de Fells, tem seus próprios problemas: ela acaba de voltar a corte após três anos vivendo livremente com a família de seu pai em Demonai e precisa se adaptar o mais rápido possível às restrições da corte, pois dentro de pouco tempo será seu décimo sexto aniversário e precisará pensar em casamento.  Raisa quer ser mais do que uma rainha ingênua que não conhece as dificuldades de seu povo, contudo sua mãe tem outros planos para ela... 
The Demon King é o primeiro volume da série The Seven Realms.


Minha opinião:
Sabe quando você começa a ler um livro já tendo certeza de que iria gostar? Então, esse livro entrou nessa categoria! Quando li a sinopse e vi que era um tipo de fantasia épica que poderia estar acontecendo nesse exato momento em algum país desconhecido/ outra dimensão ou  há 500 anos atrás, tive que dar um jeito de comprar esse livro o quanto antes! 
Esse é o primeiro livro da série The Seven Realms e ele da todo o pano de fundo para o que vai acontecer no resto da série. Através dele entramos no mundo em que a história se passa e conhecemos mais sobre a estrutura da sociedade e como os clãs se relacionam com os magos e com  a realeza.  
The Demon King conta a história sob duas perspectivas: a da princesa Raisa e do garoto Han. Cada capítulo é escrito focando em um desses dois personagens e na sua realidade. Claro que isso não é algo novo, mas é bem interessante e muito bem usado, pois assim somos capazes de melhor entender dois extremos da sociedade criada pela autora: uma princesa e um delinquente pobre.
Durante os capítulos escritos sob a realidade do Han me encantaram logo de cara, tenho que admitir que os contado pela Raisa me deixaram um pouco indiferente até a aparição do Amon, um amigo de infância de Raisa que agora é um guarda. Sim, mais uma vez eu me encantei pelo personagem secundário! 
Tudo nesse primeiro livro é bem previsível, incluindo os personagens: princesa rica e ignorante da realidade que quer fazer a diferença, ex-líder de uma gangue pobre que tem bom coração, guarda que sente o que não devia por sua superiora e, é claro, garoto poderoso e rico que faz de tudo para conseguir o que quer. Isso não quer dizer que eles não são bem desenvolvidos ou que a autora deixa a desejar; isso apenas significa que esse livro tem um ar um tanto tradicional em relação às histórias de fantasia. 
O meu único problema com The Demon King foi o final do livro. Não, não foi realmente um problema. Sabe quando existe toda uma tensão criada na história e quando a história está quase no seu climax o livro acaba? É isso aê, a autora criou um super cliff-hanger no final desse primeiro volume! Nesse momento agradeço o fato de eu ter comprado o primeiro e segundo volume da série juntos! Imagino como seria horrível esperar as 4, 5 ou 6 semanas que levam para o livro chegar! 




No final das contas:
Apesar desse ar previsível e aparentemente tradicional da história, a autora cria um mundo único onde mesmo que os personagens aparentem serem "clichês", tudo é cativante e é absurdamente difícil largar o livro. Cinda Williams Chima criou uma história que possuí potencial para se tornar algo memorável! Recomendo para todos aqueles que gostam de uma boa história!
Uma boa dica para esse livro é ja ter o segundo volume da série a mão, pois quando terminar The Demon King, com certeza vai querer ler The Exiled Queen! 




Beijos, 





6 comentários:

  1. Eu gostei muito de The Demon King, mas The Exiled Queen eh perfeitoooooo (pra mim). Sao mais de 600 paginas (se nao me engano), e eu li em 4 dias! Comi as paginas, nao conseguia parar. Estou louca pelo terceiro, q so sai em Outubro. Ohhh tristeza! ahahahahahahaahahahah

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Que legal!

    Primeira vez que eu tenho vontade de ler um livro desse gênero. Eu gosto quando o livro é escrito na perspectiva de mais de um personagem, porque sempre fica aquela curiosidade de saber o que está acontecendo na outra sala, por exemplo ^ ^

    Queria parabenizar as revies das outras garotas também! O blog está ótimo e assim fica bem variado, tem pra todos os gostos.
    Parabéns!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Esse livro está na minha wishlist, então não li sua review... Eu li uma outra série da mesma autora e achei legalzinha, por isso resolvi ler essa também!

    --
    Maeva
    Murphy's Library

    ResponderExcluir
  4. Kathy,

    Desde que vi você havia comprado esse livro, estive esperando por esse momento! Estou absolutamente DOIDA para lê-lo, mas acho que vou esperar ser lançado no Brasil para adquirir...Ok, vou esperar ALGUNS MESES pelo anúncio de que vai ser lançado por uma editora nacional, senão terei que apelar para o Book Depository, meu amigo de todas as horas. rs

    Mas esse é o tipo de estória de que eu gosto. Me lembra os RPGs que eu amo jogar no video-game. Com certeza, um must read =].

    Ótima resenha, como sempre!

    :*,
    Léka

    ResponderExcluir
  5. ou tem q ler o herdeiro guerreiro e a continuaçao.
    tmb é da cinda

    ResponderExcluir
  6. ele foi lançado no brasil ?

    ResponderExcluir