segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Review - Tethered, da Amy Mackinnon

Livro: Tethered 
Autora: Amy Mackinnon
Editora: Shaye Areheart Books
Gênero: Policial
Preço: Em Português - R$39,50 (Livraria Cultura)
            Em Inglês - R$ 26,00 (Livraria Cultura)


Por que eu li esse livro? : 
Por causa da excelente crítica que a La Sorcière fez no seu blog. 


Sinopse:
Clara Marsh tem uma profissão no mínimo excêntrica. Ela é responsável por remover, transportar e melhorar a aparência de corpos mortos, preparando-os para o velório. Protegida por Linus, dono da Funerária Bartholomew, e pela sua esposa Alma Victorian, ela luta para dar sentido à vida e entender a complexa rede de sentimentos que une as pessoas. Este é o mote do romance Entre vivos e mortos, livro de estreia da norte-americana Amy Mackinnon. Com domínio narrativo surpreendente, a autora aborda com segurança e sensibilidade questões controversas e delicadas, como a convivência com a rotina da morte, a pedofilia e o maus-tratos a crianças e adolescentes. Cética e presa a duras lembranças, a contida vida de Clara começa a mudar quando ela conhece Trecie, de apenas oito anos. Brincando no salão de um velório, a garota, abandonada, implora por carinho. A vida da garota, no entanto, parece estar cruelmente ligada à de outra garota, cujo corpo, abandonado na floresta e nunca identificado, ganhou o apelido de Flor sem nome. A retomada da investigação em torno deste caso traz à tona mais do que Clara gostaria de encarar – seus próprios fantasmas. Escrito em primeira pessoa, Entre vivos e mortos traça o perfil da agente funerária Clara de modo contundente. Oscilando entre o passado e o presente, a autora revela aos poucos os paradoxos de sua existência, marcada por traumas de infância, que a levam a se identificar com as crianças que são vítimas de adultos perversos e inescrupulosos. Tudo o que ela deseja no fundo é protegê-las. Mas não se sente capacitada para tal tarefa. No corpo e na alma de Clara convivem a frieza e o cálculo, indispensáveis na sua profissão, mas também a carência e a necessidade de entregar-se à vida, encarando-a de frente. E é este paradoxo, que mostra as fragilidades de uma mulher tentando o tempo todo negar seus sentimentos, que torna o romance de estréia de Amy Mackinnon extremamente envolvente, capaz de levar o leitor a lê-lo num só fôlego. ( sinopse da versão traduzida no skoob


Minha Opinião:


Esse livro ja foi traduzido para o português pela Editora Rocco e se chama Entre Mortos e Vivos e é o romance de estreia da americana Amy Mackinnon. 
Pela primeira vez não consigo dizer se gostei ou não do livro. Enquanto a história é interessante e a escrita é maravilhosa, alguma coisa não funcionou para mim. 
Tethered é uma história bem sombria narrada em primeira pessoa, onde Clara se mostra uma personagem complexa e humana. O mistério que envolve o livro é interessante e bem feito, mas um pouco previsível (principalmente para os leitores da Agatha Christie). Existe passagem fortes na história que podem  fazer seu estômago embrulhar e você se revoltar. 




No final das contas:
Esse livro tem tudo que eu adoro: romance, suspense, sobrenatural e detetive, mas por alguma razão a mistura não funcionou para mim. 
Enquanto a escrita do livro faz com que você o devore rapidamente, alguma coisa não me convenceu. =(  Consegui desvendar o mistério muito rápido e acho que isso tirou um pouco da surpresa do final. 
Eu indico esse livro para pessoas que gostam de romances policiais bem dark e que não se importam em ter o estômago embrulhado algumas vezes. 


Beijos

3 comentários:

  1. Hmm, interessante a sinópse e o review priminha, dá vontade de ler x) mais um pra minha lista.

    ResponderExcluir
  2. Kathy,

    Sempre gosto das suas resenhas :P !!

    No começo da sinopse me lembrou o filme "A partida" (daí já rolou um "OMG!!" feelings, se bem que "A partida" não é policial), mas entendo que livros são como relacionamentos, e quando a "faísca" não está lá, não interessa se o cara é gato, inteligente e engraçado ou se o livro é bem escrito, com personagens interessantes e uma estória incomum rsrs

    [sei que amanhã me arrependerei de ter comparado livros com relacionamentos, afinal, eu não sou Oscar Wilde, então não tenho licença criativa para este tipo de coisa...]

    Mas a capa é o máximo, né? Meio macabra, mas o MÁXIMO *--*

    :**,
    Léka

    ResponderExcluir
  3. Olá Kathy =)
    Eu gostei muito do livro, concordo com você quando disse que de cara matou a charada... eu também!!! Mas o ritmo dark, a personagem principal inusitada, enfim, a abordagem totalmente diferente que a autora deu à um romance policial, me conquistou!
    Bj
    Alê

    ResponderExcluir