quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Review - A menina que não sabia ler, de John Harding



Título: A menina que não sabia ler
Autora: John Harding
Editora: LeYa
Gênero: Romance, Horror

Preço: 39,90 [ ou 31,90 com o +cultura]  (Livraria Cultura) 


Por que eu li esse livro?
Confesso que o principal motivo para eu ler esse livro foi o título e a capa. Quando eu me deparei com esse livro pela primeira vez em uma livraria, pensei: preciso desse livro! Ele deve ser parecido com A menina que roubava livros (sim, eu pensei isso só me baseando no título xD) 


Sinopse:


1891. Nova Inglaterra. Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida da mansão. E passa a devorar os livros em segredo. Mas existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Quem eram seus pais? Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a Srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender seu irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros - únicos companheiros e confidentes - antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. Ou será que tudo isso não seria somente delírios de uma jovem com muita imaginação?




Minha opinião:


O livro é todo narrado em primeira pessoa, pela menina Florence de 12 anos de idade, o que leva o leitor e narrador a ter uma maior intimidade, acredito. Todos os nossos conhecimentos do mistério estão restritos pelo ponto de vista da narradora, o que nos faz seguir sua linha de raciocínio. 
O autor faz um ótimo trabalho ao agarrar a atenção do leitor para o mundo de Florence, com todas as frustrações e esquisitices presentes na história. Para começar a protagonista é uma garota digna de pena: órfã, vive isolada numa mansão com apenas o irmão e alguns empregados, não pode se desenvolver intelectualmente por ordem do tio, negligenciada pelo mesmo, mas mesmo assim vive confortavelmente; e quando tudo é ameaçado pela chegada da nova preceptora... bem, se eu falar o que acontece o livro perde a graça =P
 A história tem todo aquele ar gótico do século XIX, com uma mansão pouco habitada, coisas acontecendo apenas a noite e um toque sobrenatural... Tudo que eu amo! 
Esse livro é um daqueles que quando a gente pega, não consegue parar de ler. Mesmo que a história inicialmente não seja la grande coisa e que o ritmo  não impressione, quanto mais perto do final você chega, mais ansioso para acabar você fica! Tenho que confessar que estava me desapontando com o livro até chegar no capítulo 29, quando a história começa a chegar no seu ápice. O final desse livro é surpreendente e maravilhoso, sem falar que da arrepios!


No final das contas:
A menina que não sabia ler é um daqueles livros que devem ser indicados para todos da família! Não tem um final esperado e pode deixar alguns leitores desconfortaveis com o desfecho da trama, mas é um dos melhores livros que eu li em 2010!
Indico para todos e mais alguns xD 


obs: agora estou em busca de outros livros desse mesmo autor... o cara é bom demais!!


Beijos, 





2 comentários:

  1. É a primeira vez que eu visito esse blog e já adorei suas resenhas!
    Sei lá, o jeito descontraído, mas crítico com que você fala sobre o livro é muito legal!
    Tanto que agora estou curiosa pra ler A menina que não sabia ler!
    Enfim, parabéns pelo blog! Muito legal!
    Abraços! =)

    ResponderExcluir
  2. Gostei do livro e resenhei ele no meu blog.
    Bjs

    ResponderExcluir