sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Review- Girl in the Arena, de Lise Haines


Livro: Girl in the Arena
Autor: Lise Haines
Editora: Bloomsbury USA
Gênero: Young Adult, Distopia

Por que eu li esse livro: Porque eu nunca tinha lido qualquer história com gladiadores e também porque achei a capa linda ( sim, a capa sempre me influência).

Sinopse:
Não vou colocar uma sinopse pronta que tem no skoob, goodreads ouna quarta capa desse livro, pois tem um super spoiler de algo que acontece quase no meio do livro! Eu sou péssima para escrever um pequeno resumo da história sem contar algo importante, mas vou tentar.
Esse livro narra a história de Lyn, filha de 7 gladiadores que está sendo forçada a seguir o código de conduta dos gladiadores e se casar com o homem que encostou no seu bracelete. Lyn terá que lutar para conseguir sua liberdade.
(ok, meu resumo ficou horrível, mas deu para entender a trama da história).


Minha opinião:
Nota-se Lisa Haines é uma ótima escritora, mas, infelizmente, Girl in the Arena não me cativou. A história é boa, diferente, interessante e a forma como Haines escreve é ótima, mas tive a sensação que faltava algo a mais. Foi uma leitura muito fácil e rápida, tanto é que terminei o livro em um dia!
A história desse livro é super diferente e sociedade gladiadora criada pela autora é muito interessante! O livro não apenas joga a idéia de gladiadores, mas logo no início mostra como se iniciou essa sociedade e o que é esperado das mulheres.
Acho que não me encantei pelo livro porque esperava muito mais. Descobri sobre ele no Book Readers Times e a idéia de uma sociedade gladiadora e de uma heroína forte me encantou. Sem falar que a capa é linda. A minha expectativa do livro aumentou ainda mais com os comentários positivos que eu li em vários blogs literários e acho que esse foi o grande problema. Raramente amo os livros que geram uma grande expectativas. :(
Também senti falta de romance no livro. Sei que esse não era o foco, que tudo ficou subentendido, mas adoro um romance!
Um ponto positivo da história foi que tudo que acontece é incrivelmente plausivel! Não é sobre uma sociedade futurista, muito pelo contrário, tudo ocorre na sociedade norte-americana atual!


Uma pequena reclamação (TEM O SPOILER DA QUARTA CAPA!) :


De quem foi a brilhante ideia de contar na quarta capa que o pai da Lyn morre?! Isso só acontece quase na página 100! Existe toda uma tensão relacionada ao que vai acontecer na luta entre o pai da Lyn e o outro gladiador, uma incerteza que é perdida para quem lê o a sinopse, ou seja, todo mundo que compra o livro! Achei isso um absurdo! Onde ja se viu dar um spoiler desses!! Shame on the editor!!


No final das contas:
Esse livro é ótimo para quem gosta de histórias Young Adult e não se importam que não tenha um grande romance.


Bom final de semana e feriado para todos!

2 comentários:

  1. Eu tenho esse livro só que ainda não o li!
    Tb achei a capa lindíssima, me influenciou muito pra comprar-la!
    depois que eu ler provavelmente vai ter resenha no meu blog, aí podemos conversar mais a respeito!
    hahaha

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Você não falou nada doThad, simplesmente meu personagem favorito!
    Achei que todos os personagens são incrivelmente tridimensionais, tanto a mãe maluca quanto o irmão dela. Achei a história fraca. mas o que eu realmente gostei na história toda foi como a personalidade de cada um foi muito bem desenvolvida e como a Lyn não quer atingir um objetivo ridiculamente inatingível e ser uma heroína, ela simplesmente quer sobreviver.
    Beijos!

    ResponderExcluir