sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Dia-a-dia de uma leitora compulsiva

A minha rotina diária é um tanto corrida: acordar cedo, ir para a faculdade, aguentar todas as aulas sem dormir (dependendo da disciplina, esse se torna o maior desafio do dia!), voltar para casa, fazer almoço, estudar, ir para academia. Isso enquanto as aulas de espanhol e de alemão não se iniciam! Quem faz letras (ou qualquer matéria na área de humanas) sabe a quantidade de textos que os professores passam. Agora algumas pessoas me perguntam como eu consigo ler mesmo estando correndo de um lado para o outro que nem uma barata tonta?

A resposta é muito simples: eu sou uma leitora compulsiva!
Os 15 minutos da 'viagem' de ónibus são gastos lendo um capítulos, chegar cedo na faculdade é poder ler um pouco mais antes da aula começar. Se o livro for muito bom, bem... ai eu deixo quase tudo de lado! É mais forte do que eu!

Ser uma leitora compulsiva também é algo relativamente solitário. Há determinados momentos em que meus amigos estão falando sobre coisas do dia-a-dia, fatos engraçados que aconteceram, e tudo que eu consigo lembrar é algo que aconteceu num livro. Ou então quando termino de ler um livro que ninguém mais leu e fico desesperada querendo contar algo engraçado e interessante, mas as pessoas me olham como se eu fosse louca. Sim, ser uma leitora compulsiva é difícil, pois não misturar a realidade e a ficção em determinados momentos é quase impossível.

Outra coisa de ser uma leitora compulsiva: você é considerada anti-social por alguns, metida por outros e completamente louca por quase todos! Por exemplo, hoje voltando para casa percebi que estava sendo observada no ónibus. Uma senhora me olhava um pouco assustada e eu acredito que isso se deve ao fato deu estar rindo muito. Bem, a culpa não é minha se, quando eu leio, me envolvo quase que completamente na história! Eu choro com os personagens, morro de rir com suas piadas e/ou façanhas, fico irritada com alguns, apaixonada por outros. Dependendo do livro, vou para um outro mundo de onde só volto depois de gritarem meu nome várias vezes.

Então, todos vocês que tem uma amiga que, assim como eu, é uma leitora compulsiva, tenham um pouco de paciência! A leitura pode ser um vício!

14 comentários:

  1. Puxa, nao é que eu me identifiquei completamente com seu post!!!???
    Vc traduziu fielmente tudo aquilo q sinto, as aventuras e desventuras desse nosso vício. Bom...é assim né,.....cada louco com suas manias!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Kathy me diz uma coisa, como boa entendedora de marion zimmer bradley, quais seriam os livros dela ja traduzidos para o portugues?
    Obrigada
    Priscila

    ResponderExcluir
  3. 1: Como se você >> fosse << maluca? xD 2: Qual o problema em se deixar envolver e misturar as realidades? Só porque minha vida passou a ser dividida entre "antes e depois de Edward Cullen"? hahahahahahahahaha 3. Eu falo e grito com os meus livros, assim como xingo e agrido os mesmos, às vezes. Serve? 4. Eu sou vítima de olhares estranhos sem nem estar perto de um livro, so... ganhei. [Y]

    ResponderExcluir
  4. Assino embaixo!
    E peço a licença poética para transformar o que você escreveu no trecho "livros" do Orkut!

    ResponderExcluir
  5. Já me acostumei com as suas doideiras, Kathy! Eu me achava compulsiva até te conhecer. Hoje acho que me encontro em procrastinação. =)
    :**

    ResponderExcluir
  6. Olá...concordo com vc pode ser um vício sim...e poder ser mto "caro" rsrs dependendo do livro, mas éh uma coisa mágica néh...eu leio desde quando...hum aprendi a ler...graças a minha mãe q sempre me incentivou..ela trabalhava e a Biblioteca da cidade ficava ao lado do terminal de ônibus (ficava néh pq hj em dia ela mudou de lugar...pra um lugar bem longe)...e minha mãe emprestava os livros da série Vagalume pra mim ler...e eu adorava e hj c/ 22 anos...isso se tornou um vício...mas um vício sáldavel...E digo que éh um vício caro pq eu gosto de ter os livros pra mim...pra poder ler com calma, entender a história e reler qts vezes quiser...Sou nova nessa onda de Blog...sempre que puder estarei acompanhando o seu...e se puder dá uma passadinha no meu...BjOs....

    ResponderExcluir
  7. Eu te entendo, Kathy. Mas eu diria que sou mais uma leitora seletiva. Atualmente, por exemplo, todas as tarefas diárias se tornam impecilhos para a leitura de Mentiras no divã. Mas isso não acontece sempre. E devo dizer que acho até bom.

    ResponderExcluir
  8. TAmbém me sinto assim: solitária!

    Meus parentes conversando sobre assuntos corriqueiros e eu pensando nos livros...

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Amo ler. Me identifiquei bastante com seu texto.
    Vc faz faculdade de que?
    Bjos,
    Paulinha
    http://frasesdeseriados.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá!! eu lhe indiquei para receber um MEME: http://janeaustenclub.blogspot.com/2009/02/recebi-um-meme.html

    ResponderExcluir
  11. Olá, indiquei seu blog para o prêmio Dardos:

    http://janeaustenclub.blogspot.com/2009/02/premio-dardos.html

    ResponderExcluir
  12. Amiga, você não é a única, leio o tempo todo e ainda faço jornalismo (acabo lendo mais ainda)

    Obrigada por acompanhar meu blog :)

    ResponderExcluir