terça-feira, 26 de julho de 2011

Review - Getting the Girls, do Markus Zusak

Título: Getting the Girl
Autor: Markus Zusak
Editora: Push
Gênero: YA, Romance de Formação ( Coming of age novel)
Preço:  20,05 (Livraria Cultura)


Por que eu li esse livro?
Depois que eu li A menina que roubava livros, eu soube que precisava conhecer mais obras desse autor. Busquei na internet as outras obras dele e me deparei com esse livro. 



Sinopse:

Dois irmãos. Uma garota.

Cameron sempre viveu na sombra do seu irmão mais velho, Ruben. Ruben é naturalmente atraente, o favorito de todos que sempre consegue o que quer. Cameron, por outro lado, é.... quieto. Confuso. Um doce.
Cameron não se importa com isso. Pelo menos não até Ruben começar a namorar Octavia. Ela não é como as outras garotas que Ruben conquistou. 
Ela tem um brilho, algo a mais.
E Cameron está completamente, perdidamente apaixonado por ela. 
Mas uma garota como Octavia nunca iria escolher um cara como Cameron... 
Ou iria? 
(sinopse adaptada do skoob)


Minha opinião:
Essa review foi muito difícil de escrever. 
Não sei quanto a vocês, mas as vezes, depois de terminar um livro que me envolveu muito, eu fico parada por um tempo olhando para o nada, apenas revivendo tudo que aconteceu. Muitas vezes o término do livro gera aquela sensação de perda, como se você precisasse de algo a mais que simplesmente não existe. Bem, foi isso que aconteceu quando terminei de ler esse livro. 
Getting the Girl é um livro anterior ao A menina que roubava livros e dedicado a um grupo mais jovem. É possível reparar no amadurecimento do autor entre um livro e outro, como ele evoluiu em sua forma de contar uma história.

 "You can do anything when it's not real. 
   When it is real, nothing breaks your fall. Nothing gets between you and the ground."

O livro conta a história de Cameron, um garoto que não é o melhor, nem o mais inteligente e muito menos o mais bonito. Ele é considerado um perdedor sem vida social, mas muito atento, quieto, pensativo, e emocionalmente maduro. Passa grande parte do livro lutando entre o que sente por Octavia e a  lealdade ao irmão. Ele expressa seus sentimentos e pensamentos em pequenas anotações presentes no final de cada capítulo. Esse é o momento em que vemos a realidade e a profundidade desse personagem. 
O livro é curtinho e muito rápido de ler. Cameron muitas vezes passa aquela imagem de "menino bonzinho que só se ferra" e acho isso fundamental para a gente ver o crescimento dele. 

"There are so many moments to remember and sometimes I think that maybe we're not really people at all. Maybe moments are what we are.... Sometimes I just survive. But sometimes I stand on the rooftop of my existence, arms stretched out, begging for more." 


Não lembro que outro livro me envolveu tanto na história. Não sei se eu estava de tpm ou se aquilo realmente mexeu comigo, mas em dois momentos eu quase me debulhei em lágrimas. ( ok, não posso discorrer sobre isso pois aí seria obrigada a dar muitos spoilers) 

Cameron começa como um garoto esforçado que acredita ser inferior aos outros. Seu irmão mais velho é super bem sucedido, sua irmã trabalha muito, seu outro irmão (Ruben) parece que nasceu virado para a lua ( ele é descrito como um vencedor) e Cameron é o último. Ele é o que ninguém, aparentemente, tem qualquer expectativa. No entanto, durante a leitura vemos esse personagem crescer, amadurecer e mostrar para todos quem ele é. Vemos Cameron deixar de ser o "underdog" ( algo como vira-lata) para se tornar um wolf (lobo) e ter orgulho de si mesmo. 

Algo muito interessante é a ambiguidade que existe no título: a palavra Getting sendo usada com seus dois sentido  1) de pegar, conseguir  2) de compreender.


No final das contas:
Getting the Girl é um livro que todos deveriam ler e re-ler. É maravilhosamente escrito e consegue evocar várias emoções durante a leitura. Cameron é um protagonista humano que mostra querer quebrar com o seu rótulo e mostrar que pode ser mais.
Eu recomendo esse livro para todos.

Beijos,


6 comentários:

  1. Olá,Kathy. Eu não conhecia o livro, mas A menina que roubava livros me pegou do jeito. Nossa que babado esse entre irmãos...baita vontade de ler.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Parece bem interessante a história desse livro. Adoro personagens complexos que vão evoluindo ao longo da narrativa!

    Está rolando uma promoção de Crepúsculo + marcadores e um sorteio relâmpago de marcadores no meu blog. Depois passem lá pra conferir ;)

    http://pensamentos-aereos.blogspot.com

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Já li A Menina que Roubava Livros e chorei feito uma condenada no final. O unico livro que sabia dele, se eu não estou enganada quanto ao nome, é Eu Sou o Mensageiro (e pela sinopse, parece otimo). Amei a resenha, fiquei super curiosa. Pelo jeito vou ter que quebrar o meu cofrinho mais uma vez! kkkkk!

    ResponderExcluir
  4. Parece legal =)
    E gostei muito dos trechos que vc colocou aqui.
    =***

    ResponderExcluir
  5. Pelo amor de Deus onde compro este livro amiga?

    Me manda um email com site ou coisa assim:josiene2007josi@yahoo.com.br

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho esse livro, mas no final eles dão a entender que esse é o terceiro livro da série Brothers Wolfe. Interfere em alguma coisa na leitura começar por esse?

    ResponderExcluir