sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Review - How the García Girls Lost Their Accent

Livro: How the García Girls Lost Their Accent
Autor: Julia Alvarez
Editora: Paw Prints
Gênero: Romance 


Por que eu li esse livro? : Porque a orientadora do grupo de pesquisa que eu participo indicou. E também porque recebi muitos comentários positivos a respeito dele. 


Sinopse:
O livro conta a história da família García, uma família que saiu da República Dominicana e se mudou para Nova York, nos Estados Unidos.




Minha opinião:
Esse livro começa pelo final e vai se desenvolvendo para o começo. São várias histórias e cada capítulo tem alguém(s) como personagem(s) central(s) que conta os acontecimentos a partir de seu ponto de vista. A leitura é rápida e prazerosa! Cada capítulo pode ser considerado como um conto que se interligam e formam o romance.


Das quatro irmãs centrais do livro, me identifiquei muito com a Yolanda ( ela virou minha personagem preferida). Todas as quatro ( Carla, Sandi, Yolanda e Sofia) são garotas que de alguma forma se rebelam contra as tradições que os pais tentam impor. Durante as histórias, as meninas enfrentam o preconceito de serem estrangeiras nos EUA e aprendem a apreciar a liberdade que esse país as oferece. 


No primeiro capítulo perguntam para Yolanda: "What language did you love in?” ( Em qual língua você ama?). Julia Alvarez conseguiu, com tão poucas palavras, resumir várias questões que eu tinha em relação à identidade das irmãs. Eu fiquei tentando imaginar como seria morar em um país estrangeiro e como eu conseguiria ( ou não) lidar com a questão da língua.  


Outra citação que fez com que eu adorasse a Yolanda:


"She thought of signing it, Yolanda, but her real name no longer sounded like her own, so instead she scribbled his name for her,Joe."(p.79) [Ela pensou em assinar o bilhete Yolanda, mas seu nome verdadeiro ja não soava como seu, então ela apenas rabiscou o nome que ele a dera, Joe] 


Esse conto, "The Rudy Elmenhurst Story", na minha opinião é o melhor de todos!


No final das contas:
Eu indico How the García Girls Lost Their Accent para todos! São várias histórias lindas, que te fazem sorrir. 



Um comentário:

  1. Uau, parabéns pela review ^ ^ Me deixou com muita vontade de ler *entrando no site da Cultura*

    Será que essa história é autobiográfica? Digo, por causa nome da autora.

    Nossa, sabe uma coisa que eu sentia falta? Livros que fossem menos hummm umagrandehistóriasemfimcompiladanumúnicolivromegagrossoepesado XD~ Mais autores com um jeito Meg Cabot de ser.

    Faz tempo que eu não vejo um livro que não faça parte de uma série e que conte sua história de uma forma simples e direta, capítulo à capítulo, em um único livro. Não que eu não goste, por exemplo, de Harry Potter (eu não conseguia ir dormir se não terminasse o livro, um capítulo puxava o outro e o próximo e o próximo... *_*), ou de A Hopedeira, da Stephenie Meyer. Porém, esses livros, por mais incríveis e prazerosos que fossem de ler, são inviáveis na vida corrida que a gente leva hoje em dia: tem que dar pra levar o livro na mochila e ler no caminho do estágio, não pode ser um livro pesado que vc não consegue parar a leitura. E os livros que atendem essa proposta não falam sobre assuntos que me interessem.
    Eu quero ler romances adolescentes, interessantes e curtos que me distraiam e me façam rir ^ ^

    Então, valeu pela dica!
    XXX

    ResponderExcluir