domingo, 12 de junho de 2011

Review – O Jogo do Anjo, do Carlos Ruiz Zafón

Título: O Jogo do Anjo
Autor: Carlos Ruiz Zafón
Editora: Suma de Letras
Gênero: Romance
Preço: 44,90 (Livraria Cultura)




Por que li esse livro?

Já havia simpatizado com Zafón desde A Sombra do Vento, e fiquei interessada em ler um novo livro dele.


Sinopse:

Em O jogo do anjo, o catalão Carlos Ruiz Zafón explora ângulos da cidade onde ambientou A sombra do vento. Enquanto guia seus leitores por cenários familiares, como a pequena livraria Sempere e Filhos e o mágico Cemitério dos Livros, Zafón constrói uma história que mistura o amor pelos livros, a paixão e a amizade. Na Barcelona dos anos 20, David Martín é um jovem escritor fracassado, obcecado por um amor impossível e abatido por uma doença fatal. Até que vê sua sorte mudar ao receber uma oferta irrecusável. (sinopse retirada do site da livraria cultura)


Minha Opinião:

Desde o momento que comprei o livro já possuía muitas expectativas, e devo que dizer isso nunca é um comportamento recomendado, a chance de nos decepcionarmos é muito alta, porém, é com enorme alegria que digo que esse não foi o caso com O Jogo do Anjo. 
Zafón retorna nesse romance mais criativo que nunca, nos levando em uma viagem num tempo anterior aos acontecimentos de A Sombra do Vento. O romance é centralizado na vida de David Martín, um escritor fracassado que ao receber uma proposta praticamente irrecusável de um misterioso Andeas Corelli se vê preso a complexo e interminável enigma, fazendo com que o próprio leitor se sinta extremamente confuso e perdido no meio do acontecimentos e de todo o suspense, contribuindo de forma positiva para prender nossa atenção do início ao fim. Temos participações de alguns remanescentes de A Sombra do Vento, porém a trama desse novo romance possui um ritmo bem diferente, tornando tudo novo e interessante, além, é claro, de novos personagens bem trabalhados e carismáticos, como por exemplo, Isabella, que trava discussões inteligentes e divertidas com Martín, aliviando a tensão que Corelli sempre impõe. 
Um aspecto que torna esse livro tão convidativo é a ausência de descrições sem função, o estilo de escrita de Zafón é bem direto e incisivo, tudo o que está escrito tem uma razão e um efeito, seja a imediato ou  longo prazo, servindo de apoio para as inúmeras reviravoltas da história e conferindo certa agilidade a mesma. Com doses cavalares de suspense, gótico e livros, muitos livros, Zafón nos entrega um romance totalmente original e extremamente emocionante capaz de fazer com que esqueçamos tudo ao nosso redor de tão compenetrados que ficamos. O Jogo do Anjo é irresistível desde a primeira página tendo, assim, todos os atributos para superar em público e crítica seu predecessor.


No final das contas:

O Jogo do Anjo é um dos mais belos romances que já li; um dos poucos que me emocionou genuinamente. Acredito que seja uma história capaz de conquistar a atenção e o respeito de todos e que todos aqueles que gostaram de A Sombra do Vento, encontrarão nesse livro uma leitura ainda mais bonita e cativante.


beijos,